CONTRATO DE FRANQUIA EMPRESARIAL E CONTRATO DE EMPREGO – LIBERDADE DE CONTRATAÇÃO, DE ESTIPULAÇÃO E DE ESTRUTURAÇÃO DO CONTEÚDO DO CONTRATO – PRESSUPOSTOS E REQUISITOS DE VALIDADE E DE EFICÁCIA- CONVERSÃO NOMINATIVA E SUBSTANCIAL –
Os pressupostos dos contratos possuem natureza extrínseca e se referem à capacidade, à idoneidade do objeto e à legitimação, ao passo que os requisitos e os elementos constitutivos ganham contornos intrínsecos, interiores e fáticos. Ambos se somam e se completam para a validade e para a eficácia do negócio jurídico.
O contrato de franquia é um contrato atípico, inserido no âmbito da liberdade contratual, pelo qual uma franqueadora cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implementação e administração de negócio ou sistema operacional, mediante remuneração integralmente aleatória.
Disciplinado pela Lei 8955/94, o contrato de franquia possui, dentre outras, os seguintes caracteres: a) tipicidade; b) sinalágma; c) impessoalidade; d) onerosidade; e) aleatoriedade. Embora a parte do final do art. 2o, da Lei acima citada, faça expressa menção que o contrato de franquia deve ser celebrado e executado sem que fique caracterizado o vínculo empregatício, isso não seria necessário e constitui reforço explícito de que o contrato de franquia, em sua executividade, não pode se desviar de seus puros propósitos jurídico-econômicos, penetrando no âmbito do art. 3o, da CLT, de molde a contaminar, em suas entranhas, o contrato típico rotulado de franquia.
Paralelamente às diversas espécies de contratos de atividade, cíveis e empresariais, transita o contrato de emprego, cujos elementos, há muitos anos, são destacados pela doutrina e pela jurisprudência.
São eles:
a) pessoa física (pessoalidade);
b) serviços de natureza não eventual;
c) subordinação; e) salário (natureza forfetária).
Dessumindo-se dos elementos de prova que o pretenso franqueador prestava serviços pessoalmente, em atividade que se insere nos objetivos da pretensa franqueadora, mediante subordinação e com a percepção do salário.
Fale conosco
Está interessado em expandir sua empresa através de franquias, mas não sabe por onde começar?
Entre em contato conosco hoje e dê o primeiro passo para expandir sua empresa como uma franquia de sucesso.
Todos os Direitos Reservados a Aleixo Consultoria em Franquias